Muito se fala da necessidade de fazer exercícios, para os idosos, mais ainda.
Aliás para a saúde total da pessoa idosa, deve-se ter várias formas de distrações, atividades, pois vai ajudá-lo a combater o estresse, a ansiedade e a solidão.
Por isso, a convivência com outras pessoas, atividade lúdicas, passeios, danças, artesanato são válidos para a saúde mental, emocional e do organismo.
As pessoas estão envelhecendo mais, ou seja, morrem cada vez mais tarde. Um dos fatores é o avanço da medicina.
A pessoas vivendo mais acaba tento atitudes de bons hábitos e o exercício físico é um dele.
Um outro fator importante para o idoso fazer exercício é a perda de massa muscular, a facilidade de ter uma fratura e os problemas de depressão, já que o exercícios auxilia na química do corpo afastando a depressão.
Vamos elencar os vários benefícios do exercício físico, principalmente para a pessoa idosa. São eles:
-aumenta a flexibilidade; previne a perda óssea; previne a perda muscular; prevenção de doenças cardiovasculares, como AVC a hipertensão, o infarto.
Previne também o aumento do açúcar no sangue, diabetes, colesterol, glicemia. Além de reduzir risco de queda e aumenta a disposição.
Ou seja, só o hábito de caminhadas, hidroginástica. Lembrando que os exercícios devem ser moderados, sempre acompanhados por profissionais.
Segundo Daniel Fagundes Godoy, professor do Parque Esportivo da PUCRS:
“A população em geral começa a ter perda de massa muscular e óssea a partir dos quarenta anos, podendo ser agravada com a chegada da terceira idade. Problemas ligados à hipertensão, diabetes e obesidade também se agravam nesta faixa etária”,
Tem as prevenções emocionais, como prevenção da tristeza, depressão, ansiedade, aumenta a autoestima, ajuda no sono,
Por esses motivos sugerimos que o idoso frequente um clube, praça de esporte ou mesmo uma ONG, que os acolham para estas atividades. Lá vão conviver com outros idosos, vão desabafar, ter orientações mais acertadas referente aos seus problemas. A convivência social faz muito bem, nesta idade.
Evite o isolamento.
Mas se não for possível, pode-se optar por fazer caminhas de 4 a 5 vezes por semana.
Se conhecer algum idoso ou mesmo se conviver com ele, tente convencê-lo que o exercício é uma ótima forma de espantar a solidão e a depressão.
Comentários
Postar um comentário