Tem um problema muito sério com nossa sociedade que é a “Depressão na terceira idade”.
Vamos abordar apenas uma dos aspectos, já que o problema é bem complexo.
Se tem um idoso na sua família, pai, avô, mãe ou avô. Ou mesmo outro parente que você cuida, convive, este artigo poderá ser útil a você.
Se este idoso tem atitudes de muita timidez, ou muito bravo, quieto, se afastando de todos. Vai perdendo a motilidade, perdendo os amigos e os parentes vão falecendo. Fique atento para estes fatos que poderão trazer excessiva tristeza e uma possível depressão ao seu parente idoso.
São muitos fatos que podem levá-lo a depressão: doença, falta de atividade, falta de atividade física, diminui as atividade, tarefas do dia a dia. Trabalhos domésticos, etc.
Muitos se aposentam e parar repentinamente suas atividades e ficam tristes por isso. Não fazem uma transição de um status para outro.
A família no cotidiano, muitas vezes nem percebe e vão vivendo, vivendo e as vezes não prestam atenção, naquela situação do seu idoso. Fora os filhos e netos que os deixam de lado, simplesmente.
Às vezes são os próprios idosos que se afastam, se isolam voluntariamente. Por diversos motivos, se afastam, por mágoa, rancor, pura tristeza, falta de vontade de interagir, cansaço e muitos, por problemas emocionais ou mesmo início de demência, etc.
Se tem um idoso em casa, ou você mesmo já está idoso, procure ficar atento para estes pequenos fatos. Se for você, tente reagir ou pedir ajuda psicológica.
Se for uma parente seu, tente conversar, levar a um médico, os geriatras, são os médicos apropriados para este público e poderá ajudar e muito a descobrir uma possível depressão.
A idade avançada não precisa ser sinônimo de desânimo, tristeza, viver do passado. Deve ser uma fase de novas descobertas, novos valores.
Procure atividades prazerosas, novas amizades, grupos de autoajuda e de terceira idade. Assim vai conseguir escapar da depressão da terceira idade.
Comentários
Postar um comentário