Pular para o conteúdo principal

Projetos de faculdades com a comunidade


 Este artigo vai falar ao leitor um informação que muitos já devem compreender, que as  faculdades traz à comunidade título que pesquisam,

aplicam o cultura e ao mesmo tempo ajuda a congregação ao seu redor.


Os alunos para se formar precisam estudar a fundamento da profissão, autores, apoio de outros pensadores neste tema. Ou seja, a teoria do assunto estudado.



Mas todo estudo tem que ter uma prática, com isso é interessante os alunos praticarem na própria universidade.


Com isso os professores criam projetos de pesquisa científica, projetos de atendimento à comunidade, à empresas e colocam os alunos universitários para praticarem as lições da sala de aula.


Fazendo isso as faculdades, automaticamente, passam a atender a comunidade com projetos sociais.


Lembrando sempre que, um curso profissionalizante, um curso técnico   tem uma formação bem específica, mais focada na prática da profissão. Sendo que na faculdade aborda a teoria de uma profissão.


Voltando ao atendimento à comunidade, o estudo universitário trabalha com os problemas reais da população, podendo nascer outras conclusões, outras teorias, outras soluções de um tema, um assunto estudado. 


Neste contexto a população é objeto de estudo dos alunos de uma curso universitário, pois atendem e estudam os seus problemas. Sejam problemas físicos como: doenças, psicológicos e sociais como: atendimento sócio-educativos, etc.


Estes alunos são supervisionados pelos seus mestres ou auxiliares de seus mestres, ou seja, não estão sozinhos. Este é o processo de estágio e iniciação científica aplicada.


Mas o caro leitor deve estar pensando como assim? Como a sociedade é atendida por alunos, vou dar exemplos práticos.


São atendimento médicos em hospitais universitários. Atendimentos dentários, nutricional, psicológicos em ambulatórios de locais que são atendidos pelo SUS, sistema único de saúde.


Atendimento para imposto de renda, contabilidade, advogados de causas cíveis em projetos de faculdades particulares e até faculdades públicas.


Vamos falar de projetos de Reforço Escolar e de cursinhos pré-vestibulares para alunos de baixa renda.


Um exemplo são os projetos da Unicamp e da USP de São Paulo, que atendem alunos com aulas sobre o tema de vestibular, redação, cursinho pré-vestibulinho para escolas técnicas.


Na parte de cursinhos preparatórios para escolas técnicas abordam

que “vale a pena fazer curso profissionalizante”, pois chegam mais rápidos a tão sonhada vaga de emprego.


Para formar seus alunos, as Universidades aplicam projetos socais com a população, estágios para alunos e assim uns ajudam os outros e todos saem ganhando. É a roda da vida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 
 

Exercícios para a pessoa idosa e seus benefícios

Muito se fala da necessidade de fazer exercícios, para os idosos, mais ainda. Aliás para a saúde total da pessoa idosa, deve-se ter várias formas de distrações, atividades, pois vai ajudá-lo a combater o estresse, a ansiedade e a solidão. Por isso, a convivência com outras pessoas, atividade lúdicas, passeios, danças, artesanato são válidos para a saúde mental, emocional e do organismo. As pessoas estão envelhecendo mais, ou seja, morrem cada vez mais tarde. Um dos fatores é o avanço da medicina. A pessoas vivendo mais acaba tento atitudes de bons hábitos e o exercício físico é um dele. Um outro fator importante para o idoso fazer exercício é a perda de massa muscular, a facilidade de ter uma fratura e os problemas de depressão, já que o exercícios auxilia na química do corpo afastando a depressão.   Vamos elencar os vários benefícios do exercício físico, principalmente para a pessoa idosa. São eles: -aumenta a flexibilidade; previne a perda óssea; previne a perda muscular; prevenç...